outubro 19, 2009

Tratamento de resíduos sólidos


A falta de destinação adequada para os resíduos sólidos não é um problema apenas do DF. Segundo artigo do jornal da comunidade, o Brasil enterra R$ 17,8 bilhões por ano com a destinação inadequada de resíduos. Falando dos números de Brasília quanto à origem fica da seguinte forma: 52% gerado pela construção Civil, 34% de origem domestica e 14% da poda de arvores. Especialista no assunto comenta que no caso de Brasília que hoje tem população girando em torno de 2,5 milhões de habitantes, poderia ser arrecadados entorno de R$ 200 milhões e gerados cinco mil postos de trabalho. No entanto apenas 0,01 % do lixo são reaproveitados.
Em visita a usina de tratamento de lixo da Ceilândia, pode se observar que tem muito a se fazer em relação ao tratamento adequado dos resíduos. Ao chegar ao local não é difícil observar a falta de infra-estrutura, necessidade de um plano de gerenciamento e políticas publica para auxilio dos catadores que trabalham no local.



PS* para alguns falta política publica na área ambiental, outros falam em problemas para o meio ambiente e uma parcela questiona a vontade política “E assim caminha a humanidade”.
PS** Dar para ter a verdadeira dimensão da questão dos resíduos quando visitamos locais como a usina de tratamento de lixo ou local do gênero.
PS*** Os resíduos do DF podem é devem ser destinado de maneira adequada.

2 Comentários:

Marcos Gois disse...

Opa! Post muito bom!

Vai levar o troféu jóinha do dia. rss

Miqueias Gois disse...

Fico bastante feliz com elogio de um blogueiro experiente.
Opa! E temos mais uma seguidora no Blog...
Vamos que vamos!

Postar um comentário